"Usufrua o amor e a culinária com abandono total"
Dalai Lama

terça-feira, 19 de abril de 2011

Gelado de Gengibre


Inspiradora (e esclarecedora) que foi a ida ao Peixe em Lisboa, particularmente as ofertas gastronómicas do UMAI, decidi tentar reproduzir o fantástico gelado de gengibre que o Chef Paulo Moreira incluiu na minha sobremesa especial. (É que as sobremesas eram a 5€, mas eu só tinha uma senha de 8€ - daí ter sido presenteada com uma especialmente composta pour moi…)

Depois de muita pesquisa acerca da arte de fazer gelados, achei que era tudo muito complicado. Para além disso, não tinha ovos em casa. Por isso, baseei-me nos sorvetes, muito mais fáceis e nos quais já tenho mão, apenas acrescentando natas e leite, para uma textura mais cremosa. Claro que, tal como nas histórias, em que quem conta um conto acrescenta um ponto, também eu decidi juntar mais qualquer coisa, neste caso o sumo de lima, e não me arrependi. Mas chega de conversa. Para meio litro de gelado precisamos de:

1 dl leite
4 dl natas para bater (2 pacotes)
3 colheres de sopa de gengibre picado (reservar 1 para o final)
Sumo de 1 lima (para aquele tcha-ran!)
4 colheres de sopa de açúcar
1 folha de gelatina demolhada e escorrida

Tirando uma colher de sopa de gengibre – este muito bem picado porque é acrescentado quando a base está feita, para dar textura – foi tudo para a caçarola, onde ferveu em lume brando por 15 minutos. Depois de arrefecido, passei no coador, para retirar o gengibre triturado, que já não fazia falta. De volta à caçarola, juntei então a última colher de sopa de gengibre.

Arrefecida, a caçarola foi para o congelador, onde fui checando, a cada hora, e mexendo com um garfo para uniformizar. Entretanto, encontrei no congelador uma caixinha com os últimos frutos vermelhos que tinha. (E tenho que ir comprar mais, é que tenho mesmo que ter disto em casa!). Pensei logo em inventar qualquer coisa para regar o gelado de gengibre, por isso panela com eles, cobertos de açúcar, e lume brando. Os frutos vermelhos têm imensa pectina, pelo que gelificam muito rapidamente. Assim que começaram a formar geleia, aumentei o lume para caramelizar.

Tenho a dizer que não durou nem 5 minutos! Que desplante, uma coisa que demorou tanto a fazer… :p

Ah, já agora, também adicionei cenoura ralada ao gelado, só para dar uns laivos de cor. Podia ter misturado mais coisas, mas depois era complicado para rotular: gelado de gengibre e lima com um toque de cenoura ralada? Bah… Quando os pratos têm muitos ingredientes nem me apetece prová-los, para além de soar um tanto ou quanto arrogante. Prefiro concentrar-me nos ingredientes-chave e deixar que os restantes ponham à prova o palato dos convivas J

Sem comentários:

Enviar um comentário