"Usufrua o amor e a culinária com abandono total"
Dalai Lama

sábado, 30 de abril de 2011

Salteado rústico de cogumelos com mascarpone




Já nem tenho coragem para dizer que esta é mais uma receita do desenrasca!

Ontem à noite cheguei já tarde e só me apetecia aterrar no sofá e ver a Fox, de preferência o House.
Tornava-se necessário fazer fast food... Tinha de ser. Fiz puré de batata - de pacote, já se vê - e molho de atum e tomate, e ali estava um empadão. Mas...

Quando fui ao frigorífico buscar o queijo ralado, o que encontrei debaixo do pacote? Cogumelos!! Portobello e Pleurotus. Roubei um bocadinho de puré de batata, despachei o empadão para a mesa e fechei-me na cozinha.

Comecei logo a congeminar - "ora bem, vou já inventar um prato com isto" - e foi aí que alucinei: vi literalmente o Ramsey aos berros comigo: "what the f***k is this thing?!"
Com a maior das calmas, e disse-lhe "olha f***k off tu, eu faço o que me apetece! Esta é a minha cozinha e aqui mando eu"

                       mmm, andas a  ver demasiados episódios de Hell's Kitchen, não?

Mas a verdade é que gosto de estar na cozinha... sozinha. Bem...
Comecei por incorporar uma colher de sopa de queijo mascarpone no puré de batata. 
Salteei os cogumelos e reservei.
Depois fui investigar os frascos que tinha no frigorífico. Devo dizer que tenho cerca de 10 frascos com geleias, doces, temperos, pastas... alguns são coisas que invento, outras são compradas. Encontrei um com uma molhanga espessa que fiz há duas semanas, e que levava tomate frito, caril vermelho, groselhas... havia mais qualquer coisa mas agora não me lembro.

Depois fui à minha gavetinha da pastelaria, vasculhei, e lá encontrei um aro que comprei na Nortel e que ainda não tinha usado! (AHA, é agora que me vou armar em alta cozinha!!!!)

Sobre um prato, coloquei o aro previamente molhado e comecei por colocar o puré com mascarpone. Depois, umas colheres da molhanga, depois os cogumelos. Calquei bem e pus mais uns cogumelos soltos, para conferir um ar rústico e suavizar a apresentação. Com alguma apreensão, retirei o aro - e ali estava a minha criação armada em fina!
Terminei com uma colher de mascarpone, polvilhei com cebolinho e enfeitei com um raminho de mangericão grego.

:)  :)  :)  Experimentem, é fácil e muito, mas muito bom.  Aqui ficam os ingredientes:

cogumelos cortados às tiras
azeite
sal grosso
alho esmagado
puré de batata
queijo mascarpone
molho à base de tomate (pode juntar-se um picante para aquele tcha-ram)
cebolinho


Sem comentários:

Enviar um comentário