"Usufrua o amor e a culinária com abandono total"
Dalai Lama

terça-feira, 26 de julho de 2011

Cupcakes


Sweets for my Sweet: Cupcakes

Há imenso tempo que andava para me aventurar nos famosos Cupcakes, e desta vez foi. Como se pode ver ficaram queridos e fofinhos, mas não é assim que devem ser, pois não? É mais para o espalhafatoso…

Andei a pesquisar, perdi-me pelas imagens no Google, mas não me pareceu que as receitas fossem particularmente inovadoras: basicamente trata-se de um queque com uma cobertura básica açucarada. Mas  agora dêem uma volta à cobertura - uma só gotinha de corante alimentar, um discozinho de maçapão, uma pitada de vermicelli – e tcharan, aí está um Cupcake.

Mas um Cupcake tem que se lhe diga, e uma das primeiras dificuldades que senti foi em encontrar forminhas de papel. Nos supermercados só há forminhas minúsculas, para brigadeiros e bombons. Mas tive sorte: numa das minhas incursões ao Braz&Braz ( onde deixo sempre mais dinheiro do que o previsto… mas também levo mais coisas J )  encontrei: formas de papel de 6cms de diâmetro, brancas e também coloridas. O que eu queria era que fossem um pouco maiores, mas dou graças a todos os santinhos pelo achado. E ainda por cima baratas: 1.50€ por cada caixa de 100 unidades…

Outra dificuldade é o cobrir os Cupcakes com …ehmm… a cobertura. Tenho um saco de pasteleiro que ainda não me atrevi a usar… também tenho medo de usar uma espátula, pode não ficar perfeito… (Yes, I’m a Virgo – so what?)
Seja como for, fica aqui registada a minha primeira incursão no mundo da “gastronomia” americana  :s

Cupcakes de Limão

100gr manteiga amolecida
100gr queijo creme (mascarpone é bom por ter um saber neutro, não salgado)
100gr açúcar em pó (por acaso tenho sempre em casa)
2 ovos
Raspa de 1 limão
150 gr farinha
1 colher de chá de fermento

Ligar o forno para 160ºC / 150ºC se no forno de convecção.
Colocar forminhas de papel em formas de queques
Bater todos os ingredientes, deixando a farinha para o fim, até obtermos uma massa de textura cremosa.
Distribui-se pelas forminhas e vai ao forno por 25 minutos aproximadamente. Já sabem, comigo existe sempre o factor olhómetro.

Para a Cobertura

30gr manteiga amolecida
50gr queijo creme
150gr açúcar em pó
1 colher de chá de raspa de limão

Misturar tudo. Cobrir os cupcakes só quando estiverem completamente arrefecidos.
Depois é decorar com o que houver em casa. Eu tinha umas bolinhas às cores. J

Sem comentários:

Enviar um comentário