"Usufrua o amor e a culinária com abandono total"
Dalai Lama

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Francesinhas!!


Eu - como boa lisboeta que detesta gente que quer ver a minha cidade a arder - sou daquelas pessoas que acha que uma das melhores coisas que o Porto tem é a A1 sentido Sul.
A outra coisa boa é esse grandioso monumento gastronómico nacional: a Francesinha.
Dizem que é inspirada numa tosta francesa, mas isso não me interessa. Porque neste caso, o resultado bate aos pontos a inspiração.

É minha firme convicção que é impossível não se gostar de francesinhas, e apesar das nuances que permite, são boas por todo o país. Das melhores que provei foram, por exemplo em Albufeira e na Figueira da Foz. Até recentemente era feliz no Alcochete-Jamais ( :p ) porque a 50 metros de casa havia um restaurante com umas fantásticas francesinhas. Fechou, mas felizmente consegui reproduzi-las, e até adaptá-ao meu gosto. E a primeira coisa que fiz foi ver-me livre do bife! Claro que o podem incluir, faz parte da receita original.

Eu faço-as assim: cada uma leva
3 fatias de pão (tipo panrico, bimbo... podem tostá-las um pouco para tornar as francesinhas mais crocantes)
8 fatias de queijo flamengo - para 4 francesinhas, comprem daqueles pacotes de 500gr
2 salsichas frescas, grelhadas e cortadas ao meio
fatias de paio de york / chourição à vontade do freguês
fiambre / bife (batido até ficar espalmado)

Empilho-as assim:
pão - fatia de queijo - salsichas - fatia de queijo - de pão - paio/chourição/fiambre/bife - fatia de queijo - pão - 4 fatias de queijo, dispostas de forma a cobrir a parte de cima, mas também parte dos lados. Assim, quando derreter, cobrem toda a francesinha.

Vão ao forno a 200º, num tabuleiro, sobre papel vegetal de cozinha, só para derreter o queijo - cuidado, mas muito cuidado para não deixar queimar - verifiquem ao fim de 5 minutos.

Empratam-se (eu ponho-as num prato de sopa) e reguem com o molho de francesinhas que já está aqui publicado.

Se acompanharem com uma imperial e batatas acabadas de fritar e polvilhadas com um pouco de sal grosso, não se assustem se vos escapar um "biba o Porto, carago!"


Sem comentários:

Enviar um comentário